quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dorian Gray


Boa tarde pessoal! Eu estou super feliz com esse blog, como eu já disse numa postagem anterior, eu e a Larii poderemos deixar vocês atualizados sobre tudo que soubermos a respeito do Ben.
Mas então, hoje eu quero na verdade é fazer uma recomendação pra vocês e colocar meu ponto de vista em relação à esse assunto.
Como todos nós sabemos, há pouco mais de um mês atrás foi lançado no Reino Unido o filme "Dorain Gray" protagonizado pelo nosso divo. Algumas pessoas, apesar de terem visto o trailer ainda não entenderam muito bem como é a história. Deu pra ficar bem claro que o personagem é amaldiçoado e tals.
Se eu não me engano, a história se passa em 1820 (como vocês já perceberam pelas roupas do figurino), e fala da história de um jovem de 18 que seria mais um adolescente londrino comum se não fosse pela sua grande beleza. O jovem, Dorian Gray, tem um amigo que é pintor chamado Basil, esse pintor é homossexual e é aparentemente apaixonado por Dorian. Ele descreve o rapaz apenas como uma 'grande' inspiração para a arte, mas fica óbvio a sua paixão impossivel por ele. Chega até ser engraçado ver como ele tenta de todas as maneiras 'sair pela tangente', dando voltas e voltas no assunto, dizendo que Dorian é lindo, que é uma grande inspiração, um novo modelo de arte, mas sem dizer que é apaixonado por ele. Enfim, Dorian posa para Basil, e o retrato é visto por um outro homem, amigo do pintor, chamado Lorde Henry (ou Harry). Esse lorde se encanta, assim como Basil, pela beleza do jovem, mas não se apaixona por ele. Harry é casado e tem uma visão meio diferente da vida, e as suas filosofias tem muita influência sobre Dorian. Eles se conhecem no ateliê de Basil e se tornam grandes amigos. Em uma certa conversa Lorde Henry elogia a estonteante beleza de Dorian, mas o faz lembrar de que com o passar dos anos a beleza dele vai embora. Dorian se revolta ao olhar para o seu retrato e pensar que o quadro ficará sempre lindo e jovem e ele vai envelhecer e ficar feio. Em meio à lágrimas ele diz que daria tudo, até sua alma, para que fosse o contrário. E o seu desejo é concedido. O retrato começa a envelhecer no lugar dele. E a trama é toda em volta disso, como o rosto dele não leva as marcas do tempo ou de suas atitudes ele, Dorian, começa a agir sem pensar e fazer coisas terriveis. O retrato é a única coisa que denuncia as coisas que ele faz e como Dorian o esconde de todos, ninguém sabe de suas atitudes, então ele não pensa duas vezes antes de fazer alguma coisa, sendo ela boa ou má.
E por ai vai, pelo que eu pude notar, várias coisas foram acrescentadas no filme. A adaptação pro cinema com certeza é bem mais sombria que a história do livro. Lembrando que a sensura do filme é de 18 anos, ou seja, muita gente como eu e a Larissa não poderemos assistir por enquanto por conter cenas explicitas de sexo e violência. Eu revoltei com a parte do sexo, confesso que estou morrendo de ciumes (ciumes sem fundamento, eu sei, mas fazer o que? eu amo ele).
E uma curiosidade, esse é o segundo personagem que o Ben interpreta que é descrito como loiro dos olhos claros. O primeiro é o príncipe Caspian, e Dorian Gray também é loiro na história do livro. Como diria o Ben em uma entrevista "Estou feliz porque resolveram ir pelo outro lado!". Pode ter certeza Ben, que não é só você que está feliz por Andrew Adamson e Oliver Parker não terem levado a questão do loiro a sério! hehe
Ainda não tem previsão pra quando o filme vem pro Brasil, mas eu acredito que até o final de 2010 já esteja nos cinemas daqui. Pelo jeito até antes mesmo de Viagem do Peregrino da Alvorada. Mas enquanto isso, eu recomendo a leitura do livro. Oscar Wilde é excepcionalmente bom quando se fala de O Retrato de Dorian Gray. Não é a toa que foi essa obra que consagrou a carreira do autor. Vale a pena comprar gente, eu paguei no meu R$10,50. Procurem nas bancas e livrarias, com certeza deve ter. Vamos esquecer um pouco Stephenie Meyer e dar mais atenção à outros tipos de obras. Vocês não vão se arrepender...eu garanto!

Abraços,
Carla Caroline

Um comentário:

  1. Eu to louca pra assistir esse filme(curiosa na vdd)
    Mas pelo que eu andei lendo é uma obra bastante consagrada..mas eu fiquei curiosa em saber como o Ben ia ficar loiro..hauhauhua..deve ficar ainda mais Lindo *-*
    Mas eu vou esperar pra compra o livro,vou esperar pra ver se eles lançam ele com a capa do filme xD
    bjs amr parabéns pelo blog =D

    ResponderExcluir